terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Problemas mais comuns na Higiene Oral ( Tártaro )


O que é?

O tártaro, também chamado de cálculo, é a placa bacteriana que endureceu nos teus dentes. O tártaro também se pode formar junto da linha da gengiva ou abaixo dela e pode irritar os tecidos gengivais. O tártaro oferece à placa bacteriana uma maior superfície para ela crescer e uma superfície mais adesiva para poder aderir com mais facilidade, o que pode levar a situações mais sérias, como a cárie dentária e a doença gengival.O tártaro pode não só ameaçar a saúde dos seus dentes e gengivas como também é um problema estético porque é mais poroso e retém a pigmentação mais facilmente. Por isso, quem é consumidor de café ou chá, ou se fuma, é particularmente importante que aprenda a prevenir o tártaro.

Como é que eu sei que tenho tártaro formado?

Ao contrário da placa bacteriana que é uma película de bactérias sem cor, o tártaro é uma formação mineral que é facilmente visível acima da linha gengival. O sinal mais comum da existência de tártaro é uma coloração amarelada ou acastanhada dos dentes e gengivas. A única forma de detectar com certeza o tártaro, e de o remover, é visitares o teu dentista.

Como é que eu posso prevenir a formação de tártaro?

Uma correcta escovagem, especialmente com pasta dentífrica anti-tártaro e o uso de fio dentário são necessários para reduzir a placa bacteriana e a formação de tártaro.A partir do momento em que o tártaro esteja formado, só um profissional dentário o pode remover. O processo de remoção do tártaro é chamado destartarização. Durante a destartarização, o profissional dentário utiliza instrumentos especiais para remover o tártaro dos seus dentes acima e abaixo da linha gengival.

6 comentários:

  1. É um trabalho interessante, gostei ,este grupo sabe muito bem o que faz o tema esta muito bem estudado/trabalhado .

    ResponderEliminar
  2. O trabalho está muito completo , organizado e informativo .
    Na nossa opinião vocês abordam dos temas mais essenciais ...
    Parabéns têm aqui um excelente trabalho !

    ResponderEliminar
  3. joão , se dizes que podiamos melhorar o texto, gostariamos que nos dissesses em quê,pois gostamos de também saber a vossa opinião para melhorar.

    ResponderEliminar